Uso de celulares nas escolas pode prejudicar aprendizado e criatividade dos alunos
Especialistas alertam que o uso de celulares em sala de aula pode afetar negativamente a concentração e a criatividade dos estudantes.

20/01/2025 - 12:01

O uso de celulares no ambiente escolar tem se tornado cada vez mais comum, mas especialistas alertam para os possíveis prejuízos dessa prática. De acordo com o professor Daniel Cara, da Faculdade de Educação da USP, o uso de celulares em sala de aula pode levar à diminuição da concentração dos alunos e afetar negativamente sua criatividade. Além disso, o Ministério da Educação está finalizando os preparativos para divulgar, em outubro, um projeto de lei com o objetivo de proibir o uso de celulares em escolas públicas e privadas do Brasil.

A preocupação com o impacto dos dispositivos móveis no aprendizado não é exclusiva do Brasil. Segundo a Unesco, quase 25% dos países já proibiram o uso de celulares nas escolas, visando melhorar o processo de aprendizagem. Na Europa, por exemplo, a Itália implementou essa medida em 2007. No Brasil, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou recentemente um projeto de lei que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em escolas públicas e privadas no estado.

Essas iniciativas refletem uma crescente preocupação com os efeitos negativos do uso indiscriminado de celulares no ambiente escolar, destacando a importância de políticas que promovam um ambiente mais propício ao aprendizado e ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes.



No Bate Papo Positiva desta segunda feira, Márcio Rodrigues e Jane Borges receberam a neuropsicopedagoga Aryana Lobo e conversaram sobre o impactos do celular no aprendizado e você pode conferir a entrevista completa clicando aqui.

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