Bate Papo Positiva: Fisco e privacidade
Com o aumento do uso do Pix e transações digitais, governo reforça medidas de controle para coibir atividades ilícitas no sistema financeiro.
27/01/2025 - 13:01

Nos últimos anos, o Pix se consolidou como uma das principais ferramentas de pagamento no Brasil, ultrapassando métodos tradicionais como boletos e cartões. De acordo com o Banco Central, mais de 140 milhões de brasileiros utilizam o sistema, que movimenta diariamente bilhões de reais. No entanto, com o crescimento exponencial, surgiram também preocupações relacionadas a fraudes e lavagem de dinheiro, o que levou o governo a intensificar a fiscalização das transações financeiras.
Em 2022, o Banco Central implementou o "Mecanismo Especial de Devolução", que permite maior rapidez na devolução de valores em caso de golpes. Além disso, limites para transferências noturnas e medidas de autenticação reforçada foram adotados para prevenir atividades criminosas. Recentemente, o Ministério da Justiça anunciou a criação de grupos de trabalho envolvendo a Polícia Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para monitorar transações suspeitas e aprimorar a segurança do sistema.
O governo também está de olho no aumento das operações de lavagem de dinheiro por meio de transações digitais. Segundo o Coaf, em 2023, mais de 75 mil movimentações atípicas foram identificadas, muitas delas utilizando o Pix. Entre as medidas mais recentes está a obrigatoriedade das instituições financeiras de reportarem transações acima de R$ 10 mil em tempo real, fortalecendo a rede de monitoramento.
Especialistas em segurança cibernética elogiam os esforços, mas alertam para a necessidade de investimentos contínuos em tecnologia e educação financeira da população. “A segurança precisa caminhar ao lado da inclusão financeira. Isso significa conscientizar os usuários e melhorar os processos tecnológicos para minimizar vulnerabilidades”, afirma André Campos, consultor em segurança digital.
Para entender melhor sobre este processo o Bate Papo Positiva recebeu a presidente do Conselho Regional de Contabilidade: Sucena Hummel, click aqui e confira a entrevista na íntegra.