Itamaraty solicita explicações dos EUA sobre tratamento de brasileiros deportados
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil requisitou esclarecimentos ao governo dos Estados Unidos sobre o tratamento de 88 cidadãos brasileiros deportados, que chegaram algemados e relataram maus-tratos durante o voo.
27/01/2025 - 13:01

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil solicitou explicações ao governo dos Estados Unidos sobre o tratamento de 88 cidadãos brasileiros deportados na última sexta-feira (24). Os deportados chegaram algemados e relataram maus-tratos durante o voo. O uso indiscriminado de algemas e correntes viola os termos de acordo com os EUA, que prevê o tratamento digno, respeitoso e humano dos repatriados.
O governo brasileiro considera inaceitável que as condições acordadas com o governo norte-americano não sejam respeitadas. Em razão da soberania nacional, o governo brasileiro determinou a retirada das algemas e enviou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar os brasileiros até o destino final. O voo, que tinha como destino o Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), precisou fazer um pouso de emergência na capital amazonense devido a problemas técnicos.
As autoridades brasileiras não autorizaram o seguimento do voo fretado para Belo Horizonte em função do uso das algemas e correntes, do mau estado da aeronave, com sistema de ar condicionado em pane, entre outros problemas, e da revolta dos 88 nacionais a bordo pelo tratamento indigno recebido. O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, reforçou o repúdio às medidas degradantes tomadas contra os deportados.