Especialistas reforçam importância da vacinação na volta às aulas
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 16 vacinas para crianças e adolescentes, protegendo contra mais de 20 doenças

05/02/2025 - 13:02

À medida que os estudantes retornam às salas de aula, especialistas enfatizam a importância de verificar se a caderneta de vacinação está em dia. A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, destaca que, em ambientes escolares, há um aumento do risco de transmissão de doenças devido à convivência próxima entre crianças e adolescentes. Manter a vacinação atualizada protege não apenas o indivíduo, mas também a coletividade.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 16 vacinas para crianças e adolescentes, protegendo contra mais de 20 doenças. Algumas vacinas requerem múltiplas doses ou reforços para garantir proteção efetiva, tornando essencial visitas regulares aos postos de saúde. A imunologista Ana Medina ressalta que a volta às aulas é uma oportunidade para os responsáveis revisarem a caderneta de vacinação, considerando que ambientes escolares podem facilitar a transmissão de doenças infecciosas devido à aglomeração e ao compartilhamento de objetos.

Doenças como meningite pneumocócica, meningite meningocócica e coqueluche podem ter desfechos graves em crianças, mas são preveníveis por vacinas disponíveis no SUS. Em 2024, o Brasil registrou mais de 6.700 casos de coqueluche, um aumento significativo em relação ao ano anterior, resultando em 28 mortes. A vacina Penta protege contra coqueluche, difteria, tétano, hepatite B e infecções por Haemophilus influenzae B, sendo essencial que mulheres grávidas recebam o imunizante dTpa em todas as gestações para proteger os bebês.

Manter a vacinação em dia é fundamental para garantir um ambiente escolar seguro e saudável, prevenindo surtos de doenças que podem ser evitadas. Os responsáveis são incentivados a aproveitar o período de retorno às aulas para atualizar as vacinas de seus filhos, contribuindo para a saúde individual e coletiva.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM