Aumento de denúncias de abuso sexual infantil no Telegram preocupa autoridades
Relatório da SaferNet revela crescimento de 78% nas denúncias de conteúdos ilícitos na plataforma entre o primeiro e o segundo semestre de 2024.

11/02/2025 - 12:02

A SaferNet, organização não governamental que promove os direitos humanos na internet, divulgou um relatório apontando um aumento de 78% nas denúncias de grupos e canais do Telegram contendo imagens de abuso e exploração sexual infantil entre o primeiro e o segundo semestre de 2024. O número de usuários envolvidos nesses grupos também cresceu, passando de 1,25 milhão para 1,4 milhão no mesmo período.

O presidente da SaferNet Brasil, Thiago Tavares, destacou que os problemas na plataforma persistem, evidenciados pelo aumento de 19% no número de grupos e canais denunciados. Além disso, 349 desses espaços continuavam ativos sem qualquer moderação. Parte das imagens ilícitas é comercializada no Telegram, com alguns vendedores aceitando "estrelas", moeda virtual introduzida pela plataforma em junho de 2024, como forma de pagamento.

No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera crime a venda, divulgação ou posse de fotos e vídeos de cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes. A SaferNet reforça que o consumo dessas imagens torna o indivíduo cúmplice do abuso e da exploração sexual infantil.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM