China eleva tarifas contra produtos dos EUA para 84% e intensifica guerra comercial
Pequim responde a aumento tarifário de Washington, elevando tensões no comércio global
09/04/2025 - 12:04

O Ministério das Finanças da China anunciou nesta quarta-feira (9) a elevação das tarifas de importação sobre produtos dos Estados Unidos de 34% para 84%, em resposta às recentes medidas tarifárias impostas por Washington. A nova taxa entrará em vigor a partir desta quinta-feira (10).
Esta decisão ocorre após o presidente norte-americano, Donald Trump, aumentar para 104% as tarifas sobre produtos chineses, intensificando a disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo. O governo chinês classificou as ações dos EUA como "unilateralismo, protecionismo e intimidação econômica", argumentando que tais medidas violam os direitos legítimos da China e prejudicam a estabilidade da ordem econômica global.
Pequim instou Washington a corrigir suas práticas, cancelar todas as tarifas unilaterais e buscar resolver as diferenças por meio de diálogo baseado no respeito mútuo. Enquanto isso, mercados financeiros globais têm reagido negativamente à escalada das tensões comerciais, com bolsas de valores operando em baixa. Analistas apontam que as medidas de Trump visam reverter a desindustrialização nos EUA, mas há ceticismo quanto à sua eficácia e preocupações sobre possíveis aumentos na inflação interna.