Matrículas no ensino profissionalizante crescem 2,4 vezes em 2024
Governo federal investe na expansão da educação técnica para alcançar padrões internacionais
10/04/2025 - 11:04

O ensino profissionalizante no Brasil registrou um aumento significativo em 2024, alcançando 2,57 milhões de matrículas, um crescimento de 2,4 vezes em relação ao ano anterior. Desse total, 1,57 milhão de matrículas estão na rede pública. Os dados são do Censo Escolar 2024.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o compromisso do governo em ampliar as matrículas do ensino técnico no ensino médio, visando equiparar o Brasil aos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para isso, estão sendo implantados 102 novos campi de institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o país, com investimento de R$ 2,5 bilhões, visando oferecer 140 mil novas vagas, prioritariamente em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Além disso, o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) foi instituído para permitir que governos estaduais revertam parte dos juros de suas dívidas com a União em matrículas de educação profissional técnica de nível médio, a partir de 2026. Essas iniciativas refletem o esforço do governo federal em fortalecer e ampliar a educação profissionalizante no país.