Papa Francisco escolheu o Brasil como primeiro destino internacional de seu pontificado em 2013
Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro marcou início de uma liderança voltada à juventude, simplicidade e proximidade com a América Latina

21/04/2025 - 10:04

Em julho de 2013, apenas quatro meses após sua eleição, o Papa Francisco realizou sua primeira viagem internacional como líder da Igreja Católica, escolhendo o Brasil como destino. A visita teve como foco a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Rio de Janeiro, e reuniu mais de 3,5 milhões de fiéis na Praia de Copacabana. 

Durante o evento, o pontífice destacou a importância da juventude na construção de um mundo mais justo e solidário, incentivando os jovens a serem protagonistas de mudanças sociais. Em seu discurso, afirmou: "Quis Deus na sua amorosa providência que a primeira viagem internacional do meu pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao Brasil".

A escolha do Brasil, país com a maior população católica do mundo, reforçou os laços entre o Vaticano e a América Latina, região de origem do Papa Francisco. A visita também evidenciou seu compromisso com uma Igreja mais próxima das pessoas, especialmente dos jovens e dos mais necessitados.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM