Fernando Collor é preso em Alagoas após condenação por corrupção
Ex-presidente foi detido em Maceió após ordem do STF, que determinou início imediato do cumprimento da pena.
25/04/2025 - 11:04
O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió (AL), após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada após o trânsito em julgado da condenação de Collor, sem possibilidade de novos recursos.
O ex-senador foi condenado em 2023 a oito anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em processo relacionado a irregularidades na BR Distribuidora, então subsidiária da Petrobras. A ação é fruto das investigações da Operação Lava Jato.
De acordo com o STF, Collor deveria se apresentar voluntariamente à Polícia Federal, mas acabou sendo detido em casa por volta das 4h. Ele foi levado para a sede da Superintendência da PF em Maceió, onde permanece custodiado.
A defesa do ex-presidente afirmou que recebeu a decisão com "surpresa" e alegou que ele demonstrava intenção de se entregar. Fernando Collor governou o país entre 1990 e 1992, renunciando em meio a um processo de impeachment. Desde então, teve trajetória política marcada por polêmicas e retornos, sendo senador até 2023.