Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Estudo revela que, apesar de avanços, Brasil não recuperou índices de 2019; desigualdades educacionais se aprofundaram.

28/04/2025 - 10:04

O estudo "Aprendizagem na Educação Básica: Situação Brasileira no Pós-Pandemia", divulgado pelo Todos Pela Educação, revela que, em 2023, os índices de aprendizagem em língua portuguesa e matemática ainda não haviam retornado aos níveis de 2019. No 5º ano do ensino fundamental, 55,1% dos estudantes apresentaram aprendizagem adequada em língua portuguesa e 43,5% em matemática, comparado a 56,5% e 46,7%, respectivamente, em 2019. No 9º ano, os índices foram de 35,9% em língua portuguesa e 16,5% em matemática, frente a 35,9% e 18,4% em 2019. No ensino médio, 32,4% dos alunos tiveram aprendizagem adequada em língua portuguesa e 5,2% em matemática, contra 33,5% e 6,9% no ano anterior à pandemia.

Além disso, o estudo destaca o agravamento das desigualdades educacionais. Em 2023, a diferença no percentual de estudantes com aprendizagem adequada entre brancos e pretos/pardos no 5º ano aumentou para 8,2 pontos percentuais em língua portuguesa e 9,5 pontos percentuais em matemática, comparado a 7,9 e 8,6 pontos em 2013. No ensino médio, as disparidades também se ampliaram, com diferenças de 14 pontos percentuais em língua portuguesa e 3,9 pontos em matemática.

O estudo enfatiza a urgência de políticas públicas focadas na recomposição das aprendizagens e na redução das desigualdades, garantindo o direito à educação de qualidade para todos.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM