Planos de saúde passam a atender pacientes do SUS a partir de agosto
Inicialmente, a iniciativa será testada no Distrito Federal e em 11 estados, como Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

01/08/2025 - 07:08

A partir de agosto, operadoras de planos de saúde poderão ser contratadas para atender usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida faz parte de um projeto-piloto do Ministério da Saúde, que autoriza a compra de serviços da rede privada com recursos públicos, com o objetivo de reduzir as filas de atendimento em áreas críticas.

Inicialmente, a iniciativa será testada no Distrito Federal e em 11 estados, como Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O foco principal são exames de alta complexidade e cirurgias com longa espera na rede pública.

Segundo o Ministério, o objetivo é “melhorar o acesso” da população a procedimentos que hoje podem demorar meses para serem realizados. As operadoras deverão seguir regras do SUS, como valores da tabela pública e garantia de atendimento sem cobrança extra.

A FenaSaúde, entidade que representa os planos, disse ver a proposta com cautela e defendeu transparência e fiscalização rigorosa nos contratos.

Se os resultados forem positivos, o governo pretende expandir o modelo para outros estados a partir de 2026.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM