Moraes dá 48h para defesa de Bolsonaro esclarecer pedido de asilo e risco de fuga
Ministro do STF exige explicações sobre documento de 33 páginas encontrado no celular de Bolsonaro, que cogita asilo político na Argentina em meio às investigações.
21/08/2025 - 08:38
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu prazo de 48 horas para que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresente justificativas sobre o conteúdo de um documento — rascunho de pedido de asilo à Argentina — encontrado pela Polícia Federal (PF) no celular do ex-mandatário.
Segundo o relatório da PF, o material tem cerca de 33 páginas, está sem data ou assinatura, e estava salvo no aparelho desde 2024. O texto indica que Bolsonaro considerava solicitar asilo ao então presidente argentino Javier Milei, alegando perseguição política e temendo atentado semelhante ao de 2018.
Além do documento, o relatório aponta condutas que demonstram tentativa de descumprir medidas cautelares impostas pelo STF — como comunicação com investigados, publicações nas redes sociais via terceiros e orientações para mobilização política, o que reforça o “risco de fuga” alegado pelo ministro.
Na decisão, Moraes determinou que:
“Diante do exposto, intime-se a defesa de Jair Bolsonaro para que, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, preste esclarecimentos sobre os reiterados descumprimentos das medidas cautelares impostas, a reiteração das condutas ilícitas e a existência de comprovado risco de fuga.”
Após a manifestação da defesa, os autos serão encaminhados à Procuradoria-Geral da República (PGR), que também terá prazo de 48 horas para decidir se apresenta denúncia ao STF ou não.