Servidoras do presídio feminino de Rio Verde denunciam intimidações e retaliações
Gestão da unidade confirma apurações.
24/10/2025 - 10:06
Funcionárias que atuam na unidade prisional feminina da cidade de Rio Verde relatam um conjunto de práticas que consideram intimidações e retaliações por parte da administração. Entre os relatos estão ameaças de remoção, isolamento institucional e cobrança para cumprimento de atribuições além das previstas — gerando desgaste emocional e ambiência laboral considerada prejudicial.
Segundo as servidoras, a situação já perdura há meses, com casos de mulheres que relatam serem ‘marcadas’ por sua atuação, terem o volume de trabalho aumentado sem contrapartida ou estarem sujeitas a transferências repentinas para setores distantes ou menos visíveis. O medo de retaliação, segundo elas, faz com que muitas evitem formalizar as denúncias ou buscar apoio institucional.
Por outro lado, a administração da unidade prisional informa que “todas as alegações estão sendo apuradas com rigor” e que as medidas de correção e melhoria do ambiente de trabalho estão em andamento — sem, no entanto, divulgar cronograma ou resultados específicos. A Secretaria responsável indicou que vai reforçar canais de denúncia e mecanismos internos de proteção aos trabalhadores.