Oposição em Goiás perde metade das prefeituras em um ano
Realinhamento partidário reforça a base do governo no interior do estado
27/10/2025 - 10:22
A troca de filiações partidárias, aliada ao enfraquecimento da estrutura partidária fora da base governista, aparece como fator central para essa mudança. O cenário mostra que muitos prefeitos eleitos em oposição optaram por migrar para legendas alinhadas ao governo estadual ou por buscar coligações mais promissoras no Ceará político local.
Tal movimento incluiu também deslocamentos para o entorno da base do governador Ronaldo Caiado, ampliando o controle da máquina municipal em prol da situação. As consequências desse esvaziamento da oposição se refletem tanto em perda de influência em cidades pequenas quanto em menor densidade eleitoral nos principais colégios municipais.
Além disso, o fenômeno evidencia a fragilidade estrutural da oposição nos municípios: com menos recursos partidários, menor capilaridade e dificuldade em construir alianças duradouras no interior, as legendas opostas ao governo estadual veem seu espaço se reduzir. O resultado desse movimento tende a impactar a disputa eleitoral de 2026, uma vez que a lógica de controle dos municípios é fundamental para composição de palanques e mobilização eleitoral estadual.