Diplomas da prefeita e do vice de Gameleira de Goiás são cassados por abuso eleitoral
Justiça Eleitoral de Goiás aponta comício disfarçado como pré-campanha

30/10/2025 - 10:46

Diplomas da prefeita e do vice de Gameleira de Goiás são cassados por abuso eleitoral

A Justiça Eleitoral de Goiás determinou nesta terça-feira que os diplomas da prefeita Wiviane de Carvalho Duarte Teles e do vice-prefeito José Thiago Alves Moreira, eleitos em 2024 no município de Gameleira de Goiás, sejam cassados. A decisão se estende ainda ao ex-prefeito Wilson Tavares de Sousa Junior, que também foi declarado inelegível, todos por um período de oito anos, após investigação por abuso de poder econômico e político.

Segundo a sentença, o trio organizou, em 4 de julho de 2024, um evento público com estrutura de palco, telões de LED, som e iluminação profissional, além de apresentadora digital com grande número de seguidores — o que, para o juiz da 31ª Zona Eleitoral, configurou um verdadeiro comício antes da data permitida para campanha oficial. A utilização de espaço público e recursos do município também foi considerada como uso indevido da máquina administrativa.

A coligação adversária havia denunciado o fato, afirmando que foi violado o princípio da igualdade entre candidatos devido à desvantagem criada pelo evento. A defesa da prefeita e do vice, por sua vez, alegou que se tratava apenas de ato de pré-campanha e que os custos foram baixos (~R$ 13 mil), mas não conseguiu comprovar os pagamentos e contratos relacionados.

Essa decisão abre caminho para que novos desdobramentos ocorram no município, como a convocação de novas eleições ou atuação de gestores interinos, dependendo da homologação da sentença e dos prazos recursais.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM