EUA decidem retomar testes nucleares após 33 anos
Trump instrui a “começar imediatamente” testes de armas nucleares
30/10/2025 - 10:59
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que orientou o Pentágono a retomar testes de armas nucleares “em igualdade” com China e Rússia, rompendo uma moratória de 33 anos. Em uma publicação na rede social Truth Social, ele afirmou que “por causa dos programas de testes de outros países, instruí o Departamento de Guerra a começar a testar nossas armas nucleares em igualdade”.
O anúncio ocorreu às vésperas de um encontro entre Trump e o presidente chinês Xi Jinping em Busan, na Coreia do Sul. A medida gerou alertas imediatos: especialistas em controle de armas dizem que não há justificativa técnica ou militar clara para retomar testes explosivos, e que a decisão pode desestabilizar tratados internacionais de não-proliferação.
As reações internacionais foram rápidas. A China instou os EUA a manterem os compromissos com a moratória de testes nucleares e pela estabilidade estratégica global. A Rússia afirmou que não havia sido formalmente notificada sobre a mudança de postura dos EUA, e que qualquer novo teste poderia desencadear retaliação.