EUA propõem “novo G20” e excluem África do Sul enquanto chamam Polônia para integrar o grupo
Em comunicado, o governo americano justificou a decisão com acusações (sem apresentar provas) de que o governo sul-africano estaria perseguindo a minoria branca e promovendo desapropriações de terras sem compensação.

08/12/2025 - 08:42

EUA propõem “novo G20” e excluem África do Sul enquanto chamam Polônia para integrar o grupo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vetará a participação da África do Sul nas futuras reuniões do G20 — mesmo o país sendo membro fundador do bloco — e convidou a Polônia para ocupar seu lugar, como parte de um plano para criar um “novo G20”.

Em comunicado, o governo americano justificou a decisão com acusações (sem apresentar provas) de que o governo sul-africano estaria perseguindo a minoria branca e promovendo desapropriações de terras sem compensação. O Secretário de Estado, Marco Rubio, confirmou que a África do Sul não será convidada durante a presidência dos EUA no G20, e que a Polônia será “amiga e parceira natural” no bloco.

Com esse movimento, Washington redefine o foco do G20, priorizando agenda econômica: reforma regulatória, fortalecimento das cadeias de suprimento de energia e estímulo à tecnologia e inovação — enquanto temas como clima, desigualdades sociais e inclusão, debatidos pela África do Sul, são colocados de lado.

A reação internacional começou a surgir: o governo da África do Sul, através do presidente Cyril Ramaphosa, classificou a exclusão como “lamentável” e reafirmou seu compromisso como membro ativo do G20.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM