Irmão e filho de Luiz Inácio Lula da Silva são ‘blindados’ na CPMI do INSS
Rejeição de convocações paralisa inquérito sobre supostas fraudes que atingiram aposentados — e gera críticas à proteção política no Congresso

08/12/2025 - 10:46

Irmão e filho de Luiz Inácio Lula da Silva são ‘blindados’ na CPMI do INSS

A comissão que investiga as fraudes no INSS decidiu nesta semana rejeitar os pedidos de convocação de José Ferreira da Silva (conhecido como “Frei Chico”, irmão de Lula) e de Fábio Luís Lula da Silva (conhecido como “Lulinha”, filho de Lula).

Segundo denúncia de uma testemunha ouvida pela Polícia Federal, Lulinha teria recebido pagamentos mensais no valor de R$ 300 mil de um dos investigados no esquema — o apelidado “Careca do INSS”. Apesar disso, a maioria dos parlamentares da comissão entendeu que não havia elementos suficientes para obrigá-lo a depor, e o requerimento foi derrotado: foram 19 votos contrários contra 12 favoráveis.

A decisão gerou críticas de parlamentares e investigadores: para muitos, a recusa de ouvir os dois como parte da apuração compromete a transparência e enfraquece as chances de responsabilização. O relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL), chegou a ameaçar reapresentar os pedidos e cobrará publicamente os congressistas que votaram pela blindagem.

Esse movimento reacende o debate sobre o poder das bancadas governistas no Congresso e a influência política sobre investigações sensíveis. Enquanto isso, o esquema alvo da CPMI segue sob investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), mas com fortes críticas à condução da comissão.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM