Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,36% em 2025
Estimativa do IPCA para este ano foi atualizada para baixo no Boletim Focus, o que indica perspectiva de preços mais controlados no Brasil
15/12/2025 - 11:49
O mercado financeiro brasileiro reduziu a previsão de inflação para 4,36% em 2025, segundo o Boletim Focus, pesquisa semanal divulgada pelo Banco Central com as expectativas de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos do país, incluindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — considerado a inflação oficial. A estimativa anterior era de 4,40%.
Essa revisão ocorre em um cenário de queda nas pressões inflacionárias e de desaceleração de alguns preços na economia, refletindo uma trajetória de expectativas que tende a ficar mais próxima dos parâmetros da política monetária oficial. A quase convergência para um patamar mais baixo também está associada a resultados recentes que mostram a inflação acumulada em doze meses ficando mais próxima do teto da meta perseguida pelo Banco Central.
O Boletim Focus é considerado um termômetro importante das percepções do mercado sobre a economia brasileira, influenciando decisões de consumo, investimento e políticas públicas. A projeção reduzida pode impactar decisões de famílias e empresas, já que expectativas de inflação influenciam desde o custo do crédito até a formação de preços em contratos.