Goiás adota medidas de prevenção da Gripe Aviária
A medida se deu após a confirmação da doença na América do Sul
21/03/2023 - 11:03
Em decorrência da aplicação da Portaria Nº 121, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), vai realizar nesta terça-feira (21) um treinamento com Médicos Veterinários com propósito de instruir acerca da prevenção à Influenza Aviária. A Portaria Nº 121, de 13 de março de 2023, proíbe a participação de aves em eventos agropecuários, aglomerações, encontros, torneios e exposições de passeriformes nativos ou exóticos por 90 dias.
Estas medidas são resposta à incidência de casos de Gripe Aviária na América do Sul, uma vez que esta representa um risco à saúde e economia do país. Nesse sentido, a Agrodefesa acatou as recomendações do Ministério da Agricultura para a implantação do Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle em todo o território nacional. O objetivo é coibir a entrada do vírus causador da Influenza Aviária A (H5) no Brasil.
A orientação internacional suspende toda exportação de aves do país que apresenta casos positivos para a doença. Desse modo, o Ministério da Agricultura tem agido de forma preventiva para evitar essa situação. Atualmente 10 países na América já apresentaram casos, alguns fazem fronteira com Brasil como a Argentina. Outros locais são: Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, México, Panamá, Perú, Estados Unidos e Venezuela. Nestes países o vírus foi detectado em aves domésticas, granjas avícolas e/ou silvestres.