Carreta da Prevenção ao Câncer de Mama realiza exames gratuitos no Hugo
Atendimento inicia nesta segunda (24/4)

24/04/2023 - 12:04

 

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino do Governo de Goiás irá atender nas próximas duas semanas no estacionamento do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). A Carreta da Prevenção, como é conhecida, ficará entre os dias 24/4 e 5/5 realizando mamografias e exames citopatológicos para a população que queira fazer esses exames.

 

Segundo a diretora-geral da Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos, Ana Caribé, unidade à qual a Carreta da Prevenção está vinculada, o atendimento será liberado para a população que procurar a unidade. “Não precisa agendar e nem solicitar inclusão nos serviços de regulação. Basta ir munida de documentos pessoais que, estando dentro do protocolo de idade, será incluída na relação para fazer os exames”, explica.

 

Servidoras lotadas no HUGO, prestadoras de serviço, acompanhantes e demais mulheres que estejam com algum fluxo no hospital poderão realizar os exames mais fácil e de forma rápida com a unidade no estacionamento do hospital. De acordo com a diretora-administrativa do HUGO, Karla Azeredo, a possibilidade de uma unidade de mamografia ir até perto de um contingente de mulheres é um facilitador importante.

 

“As mulheres entre 40 e 69 anos estão na faixa de idade recomendada para serem submetidas a mamografia anualmente. Para não ficarem esperando agendamento e isso pode demorar estamos possibilitando um exame rápido e sem burocracia para facilitar”, comenta da diretora.

 

O Governo de Goiás tem outras cinco Carretas da Prevenção como essa dispostas nas Policlínicas Estaduais. Desde o início dos atendimentos foram diagnosticados precocemente mais de 100 casos que mereceram acompanhamento posterior com mastologista. Os números indicam para uma redução expressiva de mortes e mutilações por câncer de mama com o diagnóstico precoce.

 

A diretora da Policlínica de SLMB reitera que tudo será providenciado para atender o máximo de pacientes possível nos dias de disponibilidade da unidade no HUGO. “Temos uma meta de 34 atendimentos de mamografia e outros 34 de citopatológico por dia. Mas, para podermos atender uma parte de pacientes do turno da noite no HUGO esse atendimento poderá se estender”, finaliza.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM