HGG promove ações de prevenção e combate à hipertensão
Evento será realizado nesta terça (25/4)

24/04/2023 - 12:04

Mensalmente a população goiana se encontra na Praça Abrão Rassi, em frente ao Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) para participar do tradicional Saúde na Praça. As orientações e serviços ofertados na próxima terça-feira (25/4), serão em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril. A ação acontece das 7 às 12 horas e reforça a importância da prevenção da pressão alta. Quem passar pela tenda terá a oportunidade de aferir a pressão, fazer teste de glicemia, além de ser avaliado por  médicos fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e receber orientações das equipes de enfermagem e farmácia.

A médica cardiologista do HGG, Fláviana Sousa Carneiro, alerta que a hipertensão é considerada uma doença silenciosa, que pode não apresentar sintomas ao longo dos anos. Esse fator faz com que muitas pessoas convivam com a doença sem o diagnóstico e tratamento adequado. “A pressão alta tem como consequência lesão nos rins que pode levar a insuficiência renal e até hemodiálise, insuficiência cardíaca que é o coração sobrecarregado pela pressão causando dilatação e insuficiência cardíaca, derrame cerebral e até cegueira.” A cardiologista destaca a importância de um diagnóstico precoce, pois muitas vezes, a pessoa descobre que tem pressão alta depois que um órgão importante é lesionado como rins, coração, olhos e cérebro que são os principais afetados pela enfermidade.

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), 300 mil brasileiros perdem a vida anualmente por conta da hipertensão arterial. Isso significa 820 vidas perdidas por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos. O órgão federal evidencia ainda que 32% da população adulta brasileira, ou o equivalente a 36 milhões de indivíduos, têm hipertensão e somente 50% sabem que são hipertensos e apenas metade realiza tratamento adequado.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM