Saúde de Aparecida oferece pré-natal avançado as gestantes
O serviço consiste em ligações telefônicas trimestrais feitas pela equipe da Central de Telemedicina durante os 3 trimestres gestacionais

25/04/2023 - 12:04

Com foco na proteção e no bem-estar das grávidas e dos bebês, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) está realizando o acompanhamento gestacional para as gestantes da cidade. Atualmente, com 4.540 mulheres sendo acompanhadas, o serviço consiste em ligações telefônicas trimestrais feitas pela equipe da Central de Telemedicina durante os 3 trimestres da gestação, sendo intensificadas, se necessário, para ligações semanais a partir da 37ª semana gestacional e se estendendo até o puerpério.

Todas as mulheres com suspeita ou confirmação de gravidez podem buscar informações e atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, sem necessidade de agendamento. O ideal, segundo os gestores, é que o pré-natal se inicie antes da 12ª semana de gravidez para diminuir riscos, aprimorar a assistência prestada e fortalecer o vínculo entre as gestantes e os profissionais.

“A oferta de serviços começa antes mesmo da confirmação da gestação. Todas as mulheres com suspeita de gravidez podem realizar gratuitamente na rede pública municipal o exame Beta hCG, que indica se a mulher está ou não esperando um bebê. Para as mulheres que já têm a confirmação da gravidez também devem iniciar o pré-natal o mais rápido possível”, explica o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

O secretário lembra que em Aparecida, além da assistência de rotina nos postos de saúde, desde julho do ano passado, de forma inovadora no Estado e até no País, a SMS realiza o tele monitoramento das grávidas. “É um tipo de acompanhamento a mais, que aumenta a segurança, evita filas e facilita o acesso à rede. Com isso, também buscamos a redução das taxas de mortalidade infantil, fetal e maternal”, complementa Magalhães.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM