Temperatura dos oceanos atinge nível recorde e preocupa cientistas
Alguns pesquisadores estão preocupados de que a escala desse novo registro possa marcar o início de uma tendência alarmante

05/05/2023 - 15:05

O calor da superfície do oceano está em níveis recordes. As temperaturas começaram a subir em meados de março e dispararam ao longo de várias semanas, deixando os cientistas lutando para descobrir exatamente o porquê.

As temperaturas caíram desde o pico em abril – como acontece naturalmente na primavera – mas ainda estão mais altas do que nunca nesta época do ano.

“É notável”, disse Gregory C. Johnson, oceanógrafo da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, que calcula a temperatura da superfície do oceano usando uma rede de navios, boias, satélites e flutuadores.

O que está por trás desse rápido aumento ainda não está totalmente claro. “Essas temperaturas dispararam, as pessoas não tiveram a chance de decifrar tudo”, disse Johnson.

Alguns cientistas estão preocupados de que a escala desses novos registros possa marcar o início de uma tendência alarmante. Outros dizem que temperaturas recordes como essas são sempre preocupantes, mas esperadas devido à crise climática causada pelo homem.

Todos concordam que as consequências provavelmente serão significativas. Oceanos mais quentes branqueiam os corais, matam a vida marinha, aceleram o aumento do nível do mar e tornam o oceano menos eficiente na absorção da poluição que aquece o planeta – quanto mais quentes os oceanos ficam, mais o planeta se aquece.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM