Caldas Novas confirma caso de leishmaniose visceral em criança de 3 anos
A vítima está em tratamento em Goiânia
08/05/2023 - 13:05
Uma criança de 3 anos foi diagnosticada com leishmaniose visceral humana, em Caldas Novas, no sul de Goiás. A doença, que é rara, é transmitida pela picada do inseto vetor infectado, conhecido como mosquito palha.
A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas, a vítima está em tratamento em Goiânia e os detalhes do caso seguem no em sigilo para proteção e segurança da paciente e dos familiares.
A SMS informou ainda que foi realizada uma ação de bloqueio na casa da criança e nas proximidades para descartar outros casos. Também foram realizados exames nos cães do local, cujos resultados foram negativos.
A doença pode ser vista através de lesões na pele, mas também pode variar causando lesões nos órgãos internos levando até a morte. O tratamento da doença é feito com medicamentos específicos como glutantime e anfotericina.
De acordo com o Ministério da Saúde, não vacina ou medicamentos preventivos. A prevenção ocorre por meio do combate ao inseto transmissor. É possível mantê-lo longe, especialmente com o apoio da população, no que diz respeito à higiene ambiental.