Taxa de motociclistas internados no SUS aumenta 55% em uma década
Proporção de mortes no trânsito também cresceu, mostram dados do Ministério da Saúde

31/05/2023 - 12:05

A taxa de internação de motociclistas lesionados em acidentes de trânsito no Brasil aumentou 55% em uma década. Em 2011, quando 70,5 mil foram hospitalizados, era de 3,9 a cada 10 mil habitantes. Em 2021, ano em que 115,7 mil passaram pela mesma situação, subiu para 6,1.

Os dados são de casos atendidos no SUS (Sistema Único de Saúde) e unidades conveniadas e constam de boletim da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, publicado no fim de abril.

O número de mortes, por sua vez, teve pouca variação. Em 2011, houve 11.485 (5,8 a cada 100 mil habitantes) e, em 2021, foram 11.115 (5,7 a cada 100 mil habitantes).

Apesar da estabilidade indicada por esses dados, se em 2011 essas mortes respondiam por 26,6% dos óbitos no trânsito, dez anos depois chegaram a 35,3%.

A proporção entre internados também aumentou, passando de 50,6% para 61%. E, só em 2021, as hospitalizações de motociclistas levaram ao custo de R$ 167 milhões ao Estado.

“Esse paciente pode ter sequelas causadas pelos traumas do acidente, tirando-o precocemente do mercado de trabalho. Isso gera ainda mais gastos com previdência por aposentadoria precoce”, afirma o cirurgião-geral Milton Steinman, do Hospital Israelita Albert Einstein.

No geral, as vítimas são homens, negros, solteiros, na faixa dos 20 a 29 anos e com 8 a 11 anos de estudo.

Nesse sentido, os acidentes de trânsito envolvendo motociclistas são um problema de saúde pública que afeta em especial jovens economicamente ativos, pois a maioria dos envolvidos são trabalhadores em exercício da função. Isso relaciona também os acidentes a um tipo de acidente de trabalho.

Outro dado que chama atenção é o local das mortes: praticamente metade (49,5%) foi na via pública.

Segundo as estratégias propostas dentro do chamado Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), entre as ações esperadas para reduzir acidentes de trânsito estão a regulamentação de proteções metálicas para motociclistas, melhoria dos dispositivos de segurança em motos e bicicletas e a execução de programas de fiscalização de velocidade e de abuso de álcool no trânsito.

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