Ecopontos de Goiânia recebem cerca de 936 toneladas de resíduos por mês
Os locais disponibilizam caçambas e baias, que são planejados para receber resíduos que não podem ser descartados junto ao lixo comum
17/07/2023 - 11:07
Os ecopontos de Goiânia, mantidos pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), recebem 936 toneladas de resíduos por mês, de acordo com levantamento. São espaços exclusivos para o descarte de itens como bens domésticos estragados, pneus, sobras da construção civil, resíduos de podas de árvores, materiais recicláveis e até óleo de cozinha usado.
A população pode fazer o despejo de resíduos nos locais de forma gratuita, sem a necessidade de agendamento. O despejo pode ser feito todos os dias, das 7h às 22h, em cinco bairros: Jardim Guanabara II, Setor Faiçalville, Jardim São José, Residencial Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste.
Em média, os ecopontos de Goiânia recebem mensalmente 888 toneladas de restos de construção civil; 7,8 toneladas de resíduos de podas de árvore e grama; 29,8 toneladas de bagaço (móveis estragados); 10,6 toneladas de itens recicláveis; 96 unidades de bens domésticos inservíveis, como sofás e geladeiras; 370 pneus.
Os locais disponibilizam caçambas e baias, planejados para receber resíduos que não podem ser descartados junto ao lixo comum. Os itens não recicláveis são encaminhados para o aterro sanitário do município. Já os materiais recicláveis têm como destino as cooperativas parceiras da prefeitura, beneficiando famílias que vivem da reciclagem.
Confira os endereços dos ecopontos:
- Guanabara: Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II.
- Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville.
- São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José.
- Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados.
- Parque Eldorado Oeste: Rua Elo.