Saúde mental é tema de audiência pública na Câmara Municipal de Goiânia
Requerimentos serão encaminhados à prefeitura
13/09/2023 - 13:09
A Câmara Municipal de Goiânia promoveu nesta terça-feira (12/9) uma audiência pública para discutir a situação da rede de atenção em saúde mental de Goiânia. O evento foi idealizado pela vereadora Kátia Maria (PT) e reuniu representantes de entidades ligadas aos profissionais e usuários dos serviços.
A maior preocupação, segundo o que foi apresentado na audiência, é com o sucateamento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Goiânia conta com 22 unidades especializadas em atendimentos a usuários com transtornos psiquiátricos e pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Apenas três delas são voltadas para o público infanto-juvenil.
Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Kátia alerta que, nesse momento pós pandemia, houve um aumento muito grande de doenças mentais e há um esgotamento das políticas públicas voltadas para a área. “Atravessamos um momento de muita preocupação. Infelizmente nós vivemos numa época em que a depressão, a ansiedade e as doenças psíquicas aumentaram muito e temos de estar muito atentos à questão da saúde mental”, afirmou.
A partir da audiência pública, a vereadora irá apresentar uma série de requerimentos à Prefeitura, cobrando a nomeação de mais profissionais, investimentos na infraestrutura das unidades e melhorias no atendimento. No debate, uma usuária chegou a alertar que a Prefeitura exige agendamento para o atendimento.