UFG e startup usarão fungos para controle de pragas em Goiás
UFG e startup TEIA Bioprodutos unem forças para desenvolver produto inovador de controle de estratégia

15/09/2023 - 11:09

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e a startup TEIA Bioprodutos, incubada no Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG), firmaram um acordo para o desenvolvimento de um novo produto para controle biológico de pragas. A ação, que envolve cerca de um ano de pesquisa, será desencadeada para restringir a reprodução a demografia de cigarrinhas-das-pastagens. 

Segundo publicação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a atividade desses insetos promove redução drástica da disponibilidade e qualidade de gramíneas forrageiras, o que, como consequência, culmina na diminuição da capacidade de suporte das pastagens. “Milhões de hectares estabelecidos com várias cultivares do gênero Brachiaria têm sofrido sensíveis perdas ocasionadas por esse grupo de insetos”, exemplifica o texto.

Portanto, a colaboração visa desenvolver um produto de controle biológico das cigarrinhas-das-pastagens, praga que afeta gramados, capins, relvas e diversas culturas, incluindo milho, arroz e cana-de-açúcar.

O acordo envolve a transferência de tecnologia não patenteada de cinco linhagens de fungos do gênero Metarhizium, catalogados e modificados pela UFG. Esses fungos são reconhecidos pela sua capacidade de infectar insetos, incluindo diversas variações que atacam os trabalhadores.

A TEIA Bioprodutos, especializada em controle biológico de pragas e doenças, tem a responsabilidade de avaliar e desenvolver formulações inovadoras utilizando essas linhagens de fungos.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM