Gatos ajudam a combater ansiedade e depressão, diz estudo
Companhia do pet e som do ronronado fazem bem para a saúde mental

15/09/2023 - 14:09

Gatos ajudam a combater depressão! Ter um animal de estimação, como um gato, pode ser benéfico para a saúde mental. O veterinário francês Jean-Yves Gauchet, autor do livro “Ronronthérapie”, conduziu um estudo com 250 voluntários, demonstrando que o ronronar dos felinos, com sua frequência entre 25 e 140 hertz, tem um efeito relaxante que reduz os sintomas de ansiedade e depressão.

Além disso, ter um animal de estimação reduz a sensação de solidão e proporciona uma rotina de cuidados que pode ser benéfica para a saúde mental, embora seus efeitos possam variar de pessoa para pessoa.

Um estudo do Human Animal Bond Research Institute (HABRI) nos Estados Unidos mostrou que 74% dos tutores de animais relataram melhorias na saúde mental devido à companhia de seus animais de estimação.

Cuidar de um pet também pode ter benefícios físicos, como a redução da pressão arterial, do colesterol e dos níveis de triglicérides, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, conforme pesquisas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.

Além disso, os animais de estimação incentivam a prática de atividades físicas, como brincar com gatos ou passear com cachorros.

Com informações do Mais Goiás

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM