Projeto auxilia municípios goianos no monitoramento da qualidade da água
Recursos contribuem com prefeituras na compra de equipamentos e insumos para a análise de potabilidade da água
20/09/2023 - 10:09
Com a intenção de contribuir com o monitoramento da qualidade da água consumida pela população goiana nos municípios, o Projeto de cofinanciamento das Ações de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás, lançado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) deve realizar essa análise de potabilidade. Um levantamento divulgado nesta terça-feira (19), pela pasta mostrou que 214 dos 246 municípios do Estado aderiram à iniciativa.
O projeto conta com o investimendo de R$ 31,7 milhões. Com o cofinanciamento, as secretarias municipais de Saúde conseguem aporte financeiro para a aquisição dos equipamentos e insumos necessários para a análise de potabilidade da água em cada cidade.
A organização e execução dos procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água são de responsabilidade de cada município, que cumpre as diretrizes do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), do Ministério da Saúde. As amostras são coletadas na rede de distribuição da cidade, incluindo os reservatórios. O trabalho é monitorado mensalmente pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), sendo o repasse de recursos vinculado à execução das ações. A pasta presta ainda apoio técnico, com capacitação aos municípios para o manuseio dos equipamentos e insumos.
Programa de análise
Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Magno Pereira o monitoramento é feito por meio do Siságua, um sistema onde o município tem um programa de análise. O monitoramento é realizado por meio amostragem, mas isso dependende do quantitativo de habitantes. Dessa forma, os dados são inseridos no sistema e os agentes ficas informados se o município está ou não fazendo essa análise.
O municipios de Itaguari, na região central de Goiás aderiru ao cofinanciamento e já adquiriu os materiais para a análise da água. Na cidade, que tem uma população de 4.963 pessoas, segundo o Censo 2022 do IBGE, o programa é administrado por parceria entre a SMS e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A superintendente da SES ressalta ainda que o trabalho é importante para evitar a transmissão de doenças pela água, garantindo a segurança e bem-estar da população do estado.