Cerca de 45% das crianças não são alfabetizadas na idade certa em Goiás
A expectativa da Seduc é atingir a meta de 100% na alfabetização entre as crianças do estado

27/09/2023 - 14:09

O Programa AlfaMais Goiás é a política educacional goiana voltada para a alfabetização na idade certa. Criado em 2020, o programa dialoga com o Ministério da Educação (MEC), que apoia o compromisso conjunto de estados e municípios para que as crianças alcancem a alfabetização no segundo ano do Ensino Fundamental. Apesar do projeto, Goiás fechou o ano de 2022 com quase 45% das crianças não alfabetizadas na idade certa.

Segundo a superintendente da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Goiás, Giselle Faria o ano de 2022 terminou com 49% dos alunos alfabetizados plenamente. Já o ano de 2022 foi concluido com 56% dos alunos alfabetizados. 

A expectativa da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) é atingir a meta de 100% na alfabetização entre as crianças do estado. Para atingir o resultado, a secretaria aplica através do Programa AlfaMais Goiás uma avaliação da aprendizagem das no mês de dezembro. Giselle Faria destacou que os problemas ocasionados pela não alfabetização podem se arrastar para toda a vida escolar.

Alfabetização na idade certa

A alfabetização na idade certa deve ser alcançada no final do segundo ano do Ensino Fundamental. O assunto está em destaque em todo o país e virou tema de um seminário nacional realizado em Brasília na última semana. A Seduc realiza formações para os professores desde o ano passado. E, então, está promovendo o 4° Encontro Formativo do Ciclo de Formação Continuada do AlfaMais Goiás desta terça-feira (26) até a sexta-feira (29).

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM