Aviões da Força Aérea Brasileira pretendem resgatar brasileiros de Israel de hoje até sábado (14)
Mais de 1.700 brasileiros já demonstraram interesse de voltar ao Brasil.
10/10/2023 - 11:10

O governo brasileiro estima retirar 900 brasileiros de hoje até sábado (14/10) que estão em Israel e na Palestina.
De acordo com o Itamaraty, a prioridade é a repatriação de quem mora no Brasil ou de brasileiros que não tem passagem aérea de volta.
Até o momento, 1.700 brasileiros manifestaram interesse em retornar ao Brasil, em razão do conflito entre Israel e o grupo Hamas iniciado no fim de semana.
A maioria é de turista que está em Israel.
Duas brasileiras continuam desaparecidas, e ontem a primeira morte de um brasileiro foi confirmada.
Atualização sobre o conflito:
As Forças de Defesa de Israel fizeram novos bombardeios pesados contra a Faixa da Gaza, hoje (10). Os ataques continuaram durante toda a noite e vararam pela manhã, com vários caças sendo ouvidos enquanto sobrevoavam a área.
Embora Israel tenha dito que se concentrava em ataques contra alvos do Hamas, a realidade é que civis, incluindo crianças, são frequentemente alvos dos ataques.
O porta-voz tropas israelenses, tenente-coronel Richard Hecht, disse que a distinção entre alvos militares e civis não era tão simples.
O escritório humanitário das Nações Unidas disse, nesta terça-feira, que quase 200 mil pessoas, ou quase um décimo da população, fugiram de suas casas em Gaza desde o início da guerra. A região está prestes a enfrentar escassez de água e eletricidade devido a um bloqueio anunciado ontem por Israel.
Jane Borges - jornalista