Apesar de problemas com Equatorial, energia fica mais cara
As tarifas de energia elétrica são estabelecidas pela Aneel
20/10/2023 - 10:10
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na última quarta-feira (17), a revisão tarifária periódica (RTP) da Equatorial Goiás, que passa a ter validade a partir do dia 22 de outubro.
A medida é diferente do reajuste anual e acontece a cada cinco anos, o intuito é estabelecer o equilíbrio econômico e financeiro da concessão da distribuição de energia elétrica. A Agência responsável pelo processo define regras aplicáveis a todas as distribuidoras de energia elétrica no país. A última revisão tarifária periódica concedida à Equatorial Goiás ocorreu em 2018.
Os consumidores terão um impacto de 3,54%, valor inferior à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses, que acumulou 5,19%. No entanto, os consumidores residenciais e pequenos comércios, que compõem a classe B1 e representam 86% dos clientes da Equatorial Goiás, terão um aumento de 6,49% em suas contas de energia. Em contrapartida, as indústrias e comércios de grande porte, que fazem parte das classes do grupo A, terão uma redução média de -5,30% na tarifa de energia.
As tarifas de energia elétrica são estabelecidas pela Aneel e englobam impostos, encargos setoriais, custos de geração e transmissão de energia, que não estão sob a responsabilidade da Equatorial.
Ana Yasuma - Jornalista