Escolas recebem ações contra diabetes infantil
Estado possui atualmente 12.834 crianças e adolescentes diabéticos
26/10/2023 - 09:10
Segundo a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), o Estado possui atualmente 12.834 crianças e adolescentes diabéticos. Para combater e prevenir o surgimento da doença, o Programa Saúde na Escola, está sendo levado a todos os municípios com o intuito de ensinar as crianças a escolherem alimentos mais saudáveis por meio da criação de hortas.
Os profissionais da Atenção Básica também estão sendo orientados para o diagnóstico precoce. Os municípios também estão recebendo insumos, tiras e aparelhos de medição de glicose. O Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB), por sua vez, oferece insulina a pacientes cadastrados.
Diabetes Infantil
O diabetes mellitus é uma doença crônica, causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio responsável por quebrar as moléculas de glicose (açúcar) e transformar em energia para manutenção das células do nosso organismo, regulando a glicose no sangue. Essa condição afeta crianças e adolescentes e pode ser classificada em diabetes mellitus tipo 1 (DM1) e diabetes mellitus tipo 2 (DM2).
O diagnóstico precoce é crucial para o tratamento visto que a doença pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Sintomas:
-
Fome frequente;
-
Sede constante;
-
Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
-
Perda de peso;
-
Fraqueza;
-
Fadiga;
-
Mudanças de humor;
-
Náusea e vômito.
-
Formigamento nos pés e mãos;
-
Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
-
Feridas que demoram para cicatrizar;
-
Visão embaçada.