Estrangeiros não são autorizados a deixar Gaza desde sábado
Grupo de 34 brasileiros espera a autorização para deixar Gaza
06/11/2023 - 10:11
As autoridades israelenses e egípcias estão há dois dias consecutivos sem autorizar nenhuma pessoa a deixar a Faixa de Gaza. Nesta segunda-feira (6), não houve nenhuma lista de estrangeiros autorizados a deixar o enclave palestino.
Segundo a agência de notícias Reuters, as listas com os nomes de pessoas autorizadas a deixar o local foram suspensas após um ataque de Israel contra ambulâncias em Gaza usadas para transportar feridos.
As autoridades egípcias, estadunidenses e do Catar afirmaram que estão tentando retomar a saída de estrangeiros e feridos de Gaza após o ataque.
No sábado (4), foi divulgada a última lista com 599 estrangeiros com 386 com passaporte dos Estados Unidos, 112 do Reino Unido, 51 da França e 50 da Alemanha.
O ministro do Exterior de Israel, Eli Cohen, afirmou na última sexta-feira (3), em reunião com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que os brasileiros deixariam Gaza até quarta-feira (8).
Desde o início dos conflitos, um grupo de 34 brasileiros espera a autorização para deixar Gaza. Eles estão divididos entre as cidades de Rafah e Kahn Yunis, no sul do enclave palestino.
Ana Yasuma - Jornalista
Foto: Getty Images