Número de idosos que concorrem ao Enem quase dobra
Número de candidatos com mais de 60 anos neste ano somou 10 mil
13/11/2023 - 08:11
Os números ainda são modestos, mas apontam uma tendência do Censo 2022. Entre os quase quatro milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, estão cerca de 10 mil candidatos com mais de 60 anos. O número se aproxima do dobro do que foi registrado no exame de dois anos atrás. Em 2021, 6 mil pessoas com mais de 60 anos tentaram uma vaga na faculdade.
A população idosa do Brasil com 60 anos ou mais de idade soma 32.113.490 de habitantes (15,6%), um aumento de 56% em relação a 2010, quando era de 20.590.597 (10,8%). Os números do Censo e do Enem reforçam a necessidade de se pensar na presença maior de pessoas mais velhas no cotidiano da sociedade, no trabalho, na família e no lazer.
A presença cada vez mais visível da geração 60 nas salas de aula das faculdades impõe, na elaboração de políticas públicas e na gestão das instituições de ensino, alguns desafios decorrentes do abismo geracional em relação aos adolescentes que acabaram de se formar no ensino médio. Entre eles, está o uso adequado das novas tecnologias, geralmente bem mais amigáveis à nova geração do que aos representantes das gerações ainda analógicas. A adaptação às novas ferramentas de ensino baseadas na tecnologia digital e na linguagem das redes sociais costuma ser mais lenta.
O lado perverso da moeda da inclusão dos alunos com mais de 60 anos de idade ainda é o preconceito. Não são raros os ataques que os mais velhos recebem de colegas por meio das redes sociais.
Jane Borges - jornalista