MPGO deflagra nova fase de operação sobre manipulação de resultados em jogos do Brasileirão
Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos em oito cidades e cinco estados
29/11/2023 - 10:11
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) deflagrou, nesta terça-feira (28), a terceira fase da Operação Penalidade Máxima, que investiga a manipulação de resultados em partidas de futebol.
Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos em oito cidades e cinco estados. Segundo a corporação, as práticas podem configurar o crime de organização criminosa.
Os resultados das partidas das séries A e B do Brasileirão de 2022, e partidas estaduais de Goiás e da Paraíba, que ocorreram em janeiro e fevereiro, estão sendo investigadas pelas possíveis fraudes.
Os mandados estão sendo cumpridos nos municípios de Goiânia (GO), Bataguassu (MS), Campina Grande (PB), Nilópolis (RJ), Santana do Parnaíba (SP), São Paulo (SP), Volta Redonda (RJ) e Votuporanga (SP).
Segundo a investigação, um grupo criminoso alicia os jogadores profissionais oferecendo alta quantia de dinheiro para que eles provoquem situações como punição com cartões amarelo e vermelho, pênalti ou placar parcial na partida, o que viabiliza aos criminosos a lucrar em sites de apostas esportivas.
Partidas investigadas
- Avaí x Flamengo, pela Série A do Brasileirão de 2022
- Náutico x Sampaio Corrêa, pela Série B do Brasileirão de 2022
- Náutico x Criciúma, pela Série B do Brasileirão de 2022
- Goiânia x Aparecidense, pelo Goianão de 2023
- Goiás x Goiânia, pelo Goianão de 2023
- Nacional x Auto Esporte, pelo campeonato paraibano de 2023
- Sousa x Auto Esporte, pelo campeonato paraibano de 2023
Ana Yasuma - Jornalista