COP 28 aprova acordo para afastar países dos combustíveis fósseis, mas não diz como
Acordo não deixa claro como os países reduzirão a queima de carvão e petróleo
13/12/2023 - 11:12
Após uma maratona de 13 dias de negociações, a Conferência das Nações Unidas Contras as Mudanças Climáticas (COP 28) encerrou nesta quarta-feira (13), com um acordo histórico que visa promover a transição energética, afastando os países dos combustíveis fósseis.
Os representantes de 195 países concordaram em reduzir o consumo global desse tipo de combustível para evitar mudanças climáticas mais drásticas.
Essa é a primeira vez na história das conferências das Nações Unidas dedicadas ao clima que os debates orientam para a transição dos combustíveis fósseis para fontes energéticas alternativas.
No entanto, o texto aprovado, não utiliza a palavra “eliminar” apresentada pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e pela Arabia Saudita, e substituiu-a por “transição” o que continua permitindo que as nações continuem utilizando os combustíveis fósseis.
Apesar da decisão significativa para evitar uma catástrofe climática, o acordo não deixa claro como os países reduzirão a queima de carvão e petróleo.
Ana Yasuma - Jornalista