Prefeitura de Goiânia começa a fazer ultrassonografias pelo Corujão no próximo dia 6 de janeiro
Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já realizou mais de 104 mil ligações para pessoas que aguardam para fazer uma ultrassonografia entre 60 e 180 dias
18/12/2023 - 10:12
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia, no próximo dia 6 de janeiro, a realização de ultrassonografias pelo Programa Corujão, lançado em 7 de novembro. A meta da ação é atender aos 119,5 mil pedidos que foram se acumulando desde a pandemia da Covid-19, quando os exames eletivos foram suspensos.
A SMS segue em busca ativa dos demais pacientes 65.678 (62,86%) que não foram localizados nos primeiros contatos. As pessoas que confirmaram a necessidade de passar pelo exame já estão sendo agendadas e começarão a ser atendidas a partir de 6 de janeiro de 2024. O paciente que aguarda por mais de 180 dias passará por consulta, via telemedicina, para saber se ainda haverá necessidade de realizar a ultrassonografia.
Jane Borges - jornalista
Foto: SMS
Corujão de Ultrassonografia
O objetivo do programa é zerar em quatro meses a fila de espera de 120 mil pacientes que aguardam por um exame
Na primeira fase, que começa de imediato, a SMS vai entrar em contato com os pacientes e haverá a publicação de edital de chamamento para os prestadores. Na segunda etapa, serão realizadas as ultrassonografias.
Cronograma de atendimento
- Pedidos com até 60 dias: prestadores atuais, agendamento normal.
- Pedidos com espera entre 61 e 180 dias: pacientes serão contactados para saber se ainda aguardam para fazer o exame.
- Pedidos com espera superior a 180 dias: pacientes passarão por consulta em telemedicina com equipe médica do Idetech e, caso ainda haja necessidade, o exame será agendado e realizado pelos prestadores do Corujão de Ultrassonografia.