Plano de formação da PRF terá foco em direitos humanos
Mudanças acontecem em resposta aos casos de abordagem violenta resultando em mortes
19/12/2023 - 08:12
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu revisão do seu plano de formação, capacitação e especialização para policiais rodoviários federais, enfatizando a importância dos direitos humanos. O documento foi elaborado por uma comissão da PRF em colaboração com especialistas de diversas áreas. Intitulado como “Os Fundamentos de Formação da PRF”, o texto alterou a matriz curricular após a solicitação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). As mudanças acontecem em resposta aos casos de abordagem violenta resultando em mortes, como o caso envolvendo Genivaldo de Jesus em Sergipe. A matriz destaca quatro pilares essenciais: capacitação, competências, pensamento complexo e transdisciplinaridade.
A nova proposta de ensino inclui temas sociais como combate ao racismo estrutural, população LGBTQIA+ e povos originários
Na gestão anterior, o tema direitos humanos foi retirado do curso de formação para novos agentes e as comissões nacionais e regionais relacionadas às disciplinas foram extintas.
A expectativa da PRF é capacitar 1200 instrutores para garantir a disseminação efetiva das novas regras e práticas por toda a instituição.
Ana Yasuma - Jornalista