Concorrência com ambulantes ilegais pode fechar 2 mil vagas de emprego na Região da 44
Concorrência ‘desleal’ tem feito com que muitos lojistas registrem prejuízos
21/12/2023 - 12:12
A Associação Empresarial da Região da Rua 44 (AER44), estima que os lojistas devem deixar de contratar 2 mil funcionários temporários, devido à concorrência com os ambulantes ilegais.
Esse tipo de contratação por lojas e shopping são comuns durante esse período do ano. A oportunidade pode resultar em uma contratação efetiva dos funcionários temporários, que ganham um espaço no mercado de trabalho.
A concorrência ‘desleal’ tem feito com que muitos lojistas registrem prejuízos neste mês de dezembro, o que deve diminuir o número de efetivações em 2024, como explica a AER44.
A associação afirma que a fiscalização precária sempre foi um problema crônico na região, mas que agora chegou a um nível que inviabiliza o comerciante que paga impostos, que gera empregos e renda e que atua dentro da legalidade.
O problema é antigo e impacta até no faturamento de confecções do interior do estado. Isso porque, devido às quedas nas vendas, muitos lojistas acabam comprando menos, o que afeta a geração de renda e de empregos nos pequenos municípios goianos.
Ana Yasuma - Jornalista