Publicidade no rádio em 2024: Radiodifusores apontam otimismo com 2024
Nextdial mapeia as tendências que devem amplificar a sintonia das emissoras de rádio com as marcas e anunciantes neste ano
08/01/2024 - 12:01

No ano que passou vimos a presença da alta tecnologia nos negócios, a exemplo da inteligência artificial generativa, que promete manter em alta a sintonia das rádios com estratégias de marketing eficazes e alinhadas com o comportamento dos ouvintes.
Essa é uma das previsões de tendências para o ano.
A lista abaixo procura apontar elementos que devem marcar a sintonia dos investimentos e a intenção da indústria publicitária ao longo dos próximos 12 meses.
1. Golden Break ampliará a performance
Em 2024, dados de perfil dos ouvintes somados à audiência se tornarão uma só ferramenta utilizada diariamente pelos anunciantes para identificar o Golden Break, ou melhor dia da semana e horário dentro do público-alvo da campanha para inserirem seus comerciais e terem o melhor aproveitamento possível.
2. O Spot Digital ajudará marcas a envolver os ouvintes de novas maneiras
Este ano, anunciantes de todos os tamanhos e segmentos devem investir no Spot Digital no streaming das rádios. Nos próximos meses, a publicidade nos streamings das emissoras de rádio será ferramenta padrão para pequenas e médias empresas, sobretudo pelo fato de as emissoras estarem lançando plataformas de autoatendimento de publicidade. A partir deste ano, firsty party data será utilizado para ampliar as segmentações possíveis tanto no pre-roll quanto no mid-roll.
3. Correlação ajudará marcas e anunciantes a medirem o impacto das suas campanhas tanto na capital quanto no interior
Metodologia que viabiliza pesquisa recorrente em emissoras de todos os portes pode facilitar os anunciantes nos processos de planejamento e mensuração do impacto de suas campanhas. Em 2024, a adoção dessa pesquisa aumentará à medida em que os anunciantes buscam reunir e analisar informações de fontes diversas, próprias e de terceiros, para gerar insights de marketing.
4. Chatbots transformarão ações promocionais em máquinas de vendas
Conseguir ter relevância para impactar um público exigente e converter em vendas é um dos principais desafios para os anunciantes. Assim, os anunciantes podem encontrar nos chatbots das emissoras o ambiente seguro, de confiança e autoridade capaz de direcionar a oferta certa para o público certo e gerar vendas. Um modelo que tende a ganhar força em um mundo sem cookies de terceiros.
5. Modelos de lookalike impulsionam a relevância
Modelos que ofereçam uma compreensão aprofundada acerca do perfil dos ouvintes podem facilitar a vida dos anunciantes nos processos de planejamento e mensuração do impacto das campanhas. Identificar e segmentar públicos similares aos já existentes, com base em dados comportamentais, demográficos ou de interesses, representa uma oportunidade para as marcas se destacarem e ampliarem o engajamento.
Inovação da Positiva 99.1 FM
Desde março de 2023 a rádio Positiva lançou um novo conceito na forma de ouvir o rádio, inspirações para muitas rádios FM, a Positiva FM conseguiu unir som, imagem e proximidade com seus ouvintes. Caminhando e se transformando a cada dia a Positiva tem seu próprio aplicativo que pode ser baixado gratuitamente.
Conectando marcas, clientes e ouvintes
Entendendo que 80% da população tem o hábito de ouvir o rádio, 99% das marcas optaram por anunciar em rádios no ano de 2023. A Positiva é a emissora que mais cresce em audiência no Centro Oeste, são mais de 4 milhões e 600 mil pessoas alcançadas, a tecnologia conta com equipamentos de última geração. Clientes podem ter suas marcas veinculadas ao vivo, em vídeo e também em aúdio, contando com uma multiplataforma 360º (Dial + internet + PDV)
Positiva Cast
A Positiva FM percebeu o potencial dessa ferramenta e desde novembro oferece conteúdos exclusivos e superinteressantes para seus ouvintes, como dicas para empreendedores. E em breve lançará um podcast de política e outro voltado para assuntos de interesses para a família. Bastidores e conversas já realizadas podem ser acompanhadas em redes sociais exclusivas Instagram/@positivaCast e Youtube.
Atendimento humanizado
O atendimento aos ouvintes é feito de forma humanizada, pelas telefonistas mais amadas Mercês, Mayana e Madiane. E pode ser feito por meio de mensagens no whatsapp ou por meio de ligações pelo número (62) 3942-9910 usando as #promoções #locutores
Batendo um papo nas redes sociais
A Positiva FM está super conectada nas redes socias, interagindo com seus ouvintes tornando o processo ainda mais dinâmico, por meio do instagram oficial e também do canal do Youtube.
Jane Borges - jornalismo
Foto: Divulgação
Crédito: NextDial//Thiago Fernandes