Fica 2024 começa nesta terça-feira (11/6) com ampla programação
Edição marca os 25 anos do festival
11/06/2024 - 13:06

Em um marco para a cultura ambiental, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) completa 25 anos de trajetória consolidada como um dos principais eventos do gênero. A partir desta terça-feira (11/6), a histórica cidade de Goiás se torna palco da edição de prata do Fica, que reúne um panorama abrangente de produções audiovisuais que exploram a complexa relação entre o ser humano e o meio ambiente.

Fica movimenta a cidade de Goiás (foto: reprodução)
Sempre alinhado com a temática ambiental do Brasil e do mundo, com foco na sustentabilidade, o evento tem como tema: 'Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas'. Segundo os organizadores, "o objetivo é trazer para os holofotes o debate sobre o papel da tecnologia na transição em direção a uma economia de baixo carbono e alinhar o festival com os debates que ocorrem rumo à COP-30, em 2025, na cidade de Belém".
Durante todos os dias do evento, diversas ações de sustentabilidade serão desenvolvidas na cidade de Goiás com o objetivo de reduzir os impactos ambientais no município. Uma das ações será realizada pela cooperativa de catadores de lixo da cidade, a Recicla Tudo, que vai fazer a coleta seletiva dos resíduos sólidos descartáveis durante o festival.
O 25º Fica também é considerado um evento carbono zero. A edição deste ano contará com ações para a mitigação dos gases de efeito estufa emitidos no evento, além da posterior compensação por meio do plantio de árvores.
Programação
O Fica propõe uma programação variada gratuita, com grandes novidades e parcerias. Entre as atividades oferecidas estão apresentações culturais, exposição de artes visuais no Palácio Conde dos Arcos, e feira gastronômica e de artesanato no Mercado Municipal. Confira aqui a programação.

Feira gastronômica contará com massas, salgados, doces e sobremesas. (Foto: reprodução)
Filmes inscritos
O Fica 2024 é a edição com mais filmes inscritos em toda a história do festival. 26 estados e 76 países participaram da seletiva. O evento tem quase metade das produções dirigidas por mulheres, tem oficina inédita de audiovisual para profissionais negros e pela primeira vez, terá longas-metragens na Mostra de Cinema Goiano.
Além disso, a Mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais é uma das novidades do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). A mostra, que é competitiva, tem o objetivo de fortalecer a produção audiovisual feita por pessoas que fazem parte das comunidades e territórios, e tem a artista visual, cineasta, escritora, antropóloga e pesquisadora baiana Glicéria Tupinambá, conhecida como Célia Tupinambá, como curadora.

Célia Tupinambá é curadora na seleção da Mostra de Cinema Indígena e Povos tradicionais do Fica 2024.
(Foto: reprodução)
O evento ainda contará com as apresentações de Sandra de Sá, banda Ira! e do cantor Silva, que fará o encerramento do Fica, na Praça de Eventos, às 22h, no domingo (16/6).
Serviço:
Foto e fonte: Reprodução // A redação