Sistema OCB/GO avalia com preocupação a coleta seletiva de lixo em Goiânia
Entidade defende cooperativas de reciclagem
06/08/2024 - 11:08

"O Sistema OCB/GO vê com grande preocupação a interrupção do serviço de coleta seletiva para cooperativas de reciclagem em Goiânia. A entidade apoia integralmente as cooperativas que prestam importantes serviços para a população da capital, com forte impacto social, econômico e ambiental.
Temos buscado diálogo com a Prefeitura de Goiânia, com a Comurg e com o consórcio que assumiu recentemente a limpeza urbana da capital para encontrarmos uma solução rápida e definitiva à crise no serviço da coleta seletiva.
Em 2023, foram recolhidas mais de 30 mil toneladas de lixo reciclável em Goiânia, o que equivale a uma média mensal de 2,5 mil toneladas. Os números dão a dimensão do impacto econômico, social e ambiental que a interrupção deste serviço causa para toda a população da nossa capital.
Especialmente para centenas de famílias que dependem do trabalho com resíduos recicláveis. Em sua maioria, têm na atividade a única fonte de renda e estão em dificuldades nesse momento.
O trabalho desenvolvido pelas cooperativas gera renda a centenas de famílias, parte delas em situação de vulnerabilidade social. Também reduz o volume de resíduos depositados no aterro sanitário e transforma o que é considerado lixo em riquezas.
A gravidade da situação, que afeta toda a população da nossa capital, exige responsabilidade e compromisso das partes envolvidas para que a questão seja resolvida com a agilidade que merece.
A OCB/GO vai atuar fortemente para encontrar uma solução rápida e duradoura para atender as cooperativas e famílias que dependem deste serviço em Goiânia, mas também para garantir a retomada, a manutenção e a ampliação da coleta seletiva na nossa capital.
Luís Alberto Pereira
Presidente do Sistema OCB/GO"