Qualifica Goiás recebe inscrições para cursos gratuitos
São 1.250 vagas distribuídas em oito cidades

11/09/2024 - 12:09

Até o próximo domingo (15/9), o Qualifica Goiás recebe inscrições para as 1.250 vagas de cursos de qualificação profissional gratuitos, que serão administrados pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), em 16 municípios - Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiatuba, Jaraguá, Piranhas, Porangatu, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Uruana e Valparaíso de Goiás.
 
A ação é destinada a jovens de 16 a 29 anos de idade, que moram no estado e desejam ingressar no mercado de trabalho. Os cursos de qualificação têm carga horária de 200 horas e serão oferecidos nos turnos matutino, vespertino e noturno, de forma presencial, exigindo do candidato o ensino fundamental completo, o médio completo ou em processo de conclusão. Tem prioridade no programa, os jovens cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e no CadÚnico.
 
O candidato que atender aos requisitos do CadÚnico poderá receber auxílio de até R$ 220,00 para ajudar nas despesas de alimentação e transporte durante os três meses (aproximadamente) de execução da qualificação profissional.
 
O Qualifica Goiás representa uma janela de oportunidades para jovens que estão nessa faixa etária, que não estudam nem possuem ocupação profissional. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, o primeiro trimestre de 2024 registrou 4,6 milhões de jovens nessa situação.
 
Todos os cursos do Qualifica Goiás foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho com foco em ocupações demandadas pelos setores produtivos locais ou relacionadas à vocação econômica das regiões, com impactos positivos na redução da vulnerabilidade socioeconômica.
 
Atendendo a requisitos do Qualifica Goiás, o CETT-UFG poderá utilizar as estruturas das Escolas do Futuro (EFG) e dos Colégios Tecnológicos (Cotec), sediados nas localidades mencionadas. O objetivo é contribuir com a formação geral, com o acesso e permanência das pessoas nos cursos, visando a chegada ao mercado de trabalho, garantindo, assim, a geração de renda, inclusão e redução de desigualdades.
 
O início das aulas está previsto para o princípio de outubro, quando o CETT e a UFG receberão em Goiânia representantes do Ministério do Trabalho para oficializar a abertura das aulas, em cerimônia a ser agendada.
 
As inscrições são feitas no link, onde os editais estão disponíveis para leitura e conhecimento dos interessados.

Foto e fonte: Divulgação // A redação

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM