Prognósticos indicam possibilidade de chuvas em Goiás a partir de 25 de setembro
Apesar da probabilidade de ocorrência de chuvas no final do mês, especialistas alertam para o risco de racionamento de água na capital até lá

13/09/2024 - 11:09

Com índices de umidade relativa do ar ficando abaixo dos 10% e assolados por uma onda de calor, os goianos podem sonhar com dias melhores, em breve. Prognósticos metereológicos indicam chances de chuvas em Goiás para o final do mês, mais precisamente, a partir do dia 25 de setembro.

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, confirmou ao Diário de Goiás que há probabilidade de que as chuvas ocorram ainda esse mês, no entanto, com algumas ressalvas. A onda de calor pode impedir que as frente frias se desloquem até Goiás, porém, com possibilidade para ocorrência entre os dias 24 e 25 de setembro.

“Nós temos uma onda de calor, uma bolha de calor intenso sobre boa parte do Brasil e que impede que as frentes rias tenham uma entrada aqui, que chegue até o Estado de Goiás. Existe a probabilidade baixa de ocorrer alguma situação favorável à chuva, que nós já estamos observando, na semana do dia 24, 25 (de setembro), uma outra frente fria que possa, sim, chegar por mais um tempo”, explica André Amorim.

De acordo com Amorim, diante do atual cenário, antes da última semana do mês as chances de ocorrência de chuva são muito baixas, o que intensifica a necessidade de colaboração da população para ações contra queimadas e uso consciente da água. “É importante que a população faça o racional da água no momento, para que todos possam utilizar. Hoje, a bacia hidrográfica está no nível crítico 3, tem uma vazão, um trabalho sendo desenvolvido, e todos temos que contribuir para esse momento”, ressalta Amorim. 

Foto e fonte: Reprodução // Diário de Goiás

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM