Copom alerta para prolongamento do ciclo de alta de juros devido à inflação
A taxa básica de juros (Selic) de 10,75% ao ano para 11,25% ao ano. A decisão foi justificada pela necessidade de estabilizar a dívida pública, que enfrenta desafios estruturais.

12/11/2024 - 11:11

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) emitiu um alerta sobre a possibilidade de prolongamento do ciclo de alta de juros devido à deterioração das expectativas de inflação. Na ata da última reunião, divulgada nesta terça-feira (12), o colegiado apontou que o aumento dos gastos públicos e a sustentabilidade do arcabouço fiscal têm influenciado significativamente os preços de ativos e as expectativas econômicas.

Na semana anterior, o Copom elevou a taxa básica de juros (Selic) de 10,75% ao ano para 11,25% ao ano. A decisão foi justificada pela necessidade de estabilizar a dívida pública, que enfrenta desafios estruturais.

Durante a reunião, o BC reforçou a importância da adoção de medidas fiscais pelo governo, que está preparando um pacote de corte de despesas obrigatórias. A expectativa é que essas ações possam incentivar o crescimento econômico.

A ata destacou ainda o desconforto dos membros do Copom com a desancoragem das expectativas de inflação, que permanecem acima do teto da meta de 3% para 2024, com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. Os preços dos alimentos, pressionados pela estiagem, e o encarecimento do dólar, que afeta os preços dos bens industrializados, são fatores de preocupação.

Outro ponto de destaque foi o dinamismo do mercado de trabalho nacional, com a taxa de desemprego no menor nível histórico. No entanto, o Copom avalia esse cenário com cautela, pois pode resultar em pressões inflacionárias adicionais.

Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM