Previsão de tempestades no fim de semana
Goiás enfrenta risco de tempestades neste fim de semana, enquanto Corpo de Bombeiros lança Operação Tempestade 2024 para enfrentar período chuvoso.

22/11/2024 - 14:11

Uma passagem de frente fria pela região sudeste do Brasil provocará a formação de áreas de instabilidade no tempo em Goiás, com previsão de tempestades e rajadas de vento neste fim de semana. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), as temperaturas permanecerão elevadas, com máximas de até 34ºC. Para Goiânia, a previsão é de pancadas de chuvas, com temperatura máxima de 30ºC e umidade relativa do ar variando entre 55% e 98%.

Operação Tempestade

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lançou oficialmente a Operação Tempestade 2024 nesta quinta-feira (21/11), com uma simulação no Lago das Rosas, em Goiânia. Durante o evento, a corporação destacou as ações planejadas para enfrentar os desafios do período chuvoso, quando aumentam os riscos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos e quedas de árvores.

Com a previsão de chuvas mais intensas neste ano, o CBMGO intensificou a preparação para responder de forma rápida e eficaz a situações de emergência, utilizando viaturas equipadas com materiais especializados para salvamento em águas rápidas. O efetivo passará por treinamentos específicos para lidar com ocorrências críticas do período chuvoso. Além disso, serão desenvolvidos vídeos educativos para orientar a população sobre como agir durante enchentes e alagamentos, contribuindo para a segurança de todos.

A operação também conta com o apoio do Cimehgo, que fornece previsões climáticas com três dias de antecedência, permitindo ao CBMGO identificar possíveis desastres naturais e planejar estratégias preventivas para garantir a segurança da população nos 246 municípios do estado. O simulado marcou o início da Operação Tempestade 2024, que prepara a corporação para atuar em cenários críticos, como inundações causadas por extravasamento de rios e córregos.

Em caso de emergência, ligue 193.

Foto: Wildes Barbosa/O Popular

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM