Dia nacional do Doador de Sangue: Hemocentros reforçam importância da doação
Hemocentros lembram o Dia Nacional do Doador de Sangue, destacando a necessidade de manter estoques para atender à demanda crescente.
25/11/2024 - 11:11

Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador de Sangue. Instituída há 60 anos em homenagem à Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue, a data é estratégica para reforçar a importância da doação, especialmente com a proximidade das festas de fim de ano e férias, períodos em que os estoques dos bancos de sangue costumam diminuir, segundo o Ministério da Saúde.
O diretor-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto, alerta para o risco de redução na oferta de sangue após o aumento da procura típica de novembro devido às cirurgias eletivas de grande porte. Há preocupação especial com a baixa nos estoques dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo, considerados críticos em alguns estados, como São Paulo.
Para aumentar as doações, o Hemocentro de Brasília convocou torcedores de Botafogo e Atlético Mineiro a doarem sangue antes da final da Copa Libertadores da América, que ocorrerá no próximo sábado (30). Cada doação pode ajudar até quatro pacientes, fornecendo hemocomponentes e hemoderivados essenciais para tratamentos e cirurgias.
Para facilitar a captação de doadores, o Ministério da Saúde criou o aplicativo Hemovida, que disponibiliza a carteira virtual do doador e o histórico de doações. No Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue, abaixo dos 3,5% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A doação é segura, voluntária e não remunerada, e cada doador pode salvar vidas com esse simples ato de generosidade.